No último post falei sobre 32 erros que irão destruir a experiência de sua marca se você não os eliminar (inclusive o post teve um update e os 32 erros foram organizados por categoria graças à contribuição da Sissa Metzger da Organizing Now que as sugeriu – valeu Sissa).

E apesar das diferentes categorias, todos os 32 erros têm a ver com os processos mal desenhados ou com o trabalho realizado pela equipe de sua empresa. Seja essa equipe um conjunto de 20 colaboradores ou apenas você mesma. O ponto de contato no qual o problema acontece é muitas vezes a equipe, mas muitas vezes essa equipe age de forma inadequada porque não existem os tais processos claros sobre como proceder.

O Problema

E sabe, as vezes o problema é ainda mais em baixo. Pois existem empresas que possuem processos desenhados e documentados, mas que não consegue engajar seus colaboradores para segui-los. Sabe aquela história de não vestir a camisa? Pois é.

vestir a camisa

E receber um salário no final do mês e ter um ou dois ou três chefes acima de você não é o suficiente para vestir a camisa. Não, a melhor forma de conseguir esse tipo de engajamento é fazer com que todos dentro da organização se sintam parte de algo que faça sentido. A melhor forma é as pessoas entenderem qual o resultado do seu trabalho, onde se encaixam no cenário maior e principalmente porque elas são importantes.

É por isso que estou falando destes problemas em um post sobre marca e não em um sobre recursos humanos. Porque no final das contas, quando uma empresa conhece a voz de sua própria marca, quando ela sabe qual o seu propósito no mundo e qual a sua visão do impacto que pode gerar nele (por menor ou mais localizado que seja), ela consegue comunicar com clareza isso também internamente de forma a engajar essa equipe. De forma a manter todas as esferas da organização alinhadas, navegando para a mesma direção.

Seus recursos humanos

E sabe, a área de recursos humanos (mesmo que ela seja formada só por você) é sim importantíssima nessa construção. Porque é importante treinar. Às vezes falta conhecimento, falta bom senso, falta educação de qualidade nos profissionais presentes no mercado. Mas tudo isso pode ser resolvido se as pessoas tiverem a intenção de aprender, crescer e jogar no time da empresa.

E novamente, a parte mais importante para conseguir que colaboradores queiram isso é alinhar os objetivos do negócio, deixar claro porque todos estão ali e qual é a meta que o trabalho de todos busca atingir. Só assim é possível engajar pessoas para se empenharem mesmo quando ninguém está vendo e quando não existem câmeras controlando. Quando não existem bloqueios de wifi e mídias sociais e proibição do uso de celulares e de mascar chicletes e assim por diante.

E com isso não estou dizendo que você não precisa pagar um salário compatível com o mercado, nem que não precisa oferecer os benefícios que puder. Isso é sim super importante, mas é apenas a base da pirâmide. São os fatores básicos de segurança e proteção. O engajamento real, o vestir a camisa está acima disso. Ele existe quando o profissional sente que seu trabalho é parte de algo que considera importante e quando percebe significado e reconhecimento naquilo que faz.

É preciso ter clareza

E a única forma de transmitir isso para um colaborador é se você tiver a clareza necessária sobre o que é realmente que sua empresa faz. Do porque o seu negócio existe. Do que ele quer realizar no mundo. Só assim vai saber como contratar colaboradores que compartilham da sua visão de mundo. E isso é feito construindo uma marca com bases sólidas, de dentro para fora, da base para o topo.

É por isso que vivo repetindo que a marca não é seu logotipo ou a identidade visual de seus produtos, ela é muito mais que isso. Ela é a experiência coletiva e a percepção que seus clientes (internos e externos) têm quando estão interagindo com a sua organização. Internamente e também em todos os pontos de contato com o mercado.

seu logo sua marca

Aproveite esta oportunidade

E sabe, para micro e pequenos negócios, uma marca sólida, com bases firmes, que esteja bem alinhada em todas as suas esferas (de sua visão, aos valores compartilhados, a identidade visual e até a cultura da empresa) é um dos maiores diferenciais que você pode ter.

Consumidores buscam cada vez mais por marcas que compartilhem sua visão de mundo, que tenham um significado a mais, que mantenham consistência naquilo que fazem e que finalmente sejam autênticas, ou seja, que sejam aquilo que disseram ser. De verdade.

E a oportunidade de fazer isso está nas suas mãos enquanto empreendedor. Faça bom uso dela.

beijo grande

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imagens: freepick, bigstock, superlame

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