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Muitas empresas acham que criar a sua marca é apenas escolher um nome bacana, desenhar um logotipo bonito e chamativo, criar um site legal e fazer uma loja bacana, seja ela física ou virtual.

Elas chamam um designer ou uma agência, respondem a algumas perguntas, escolhem entre as versões apresentadas e pronto.

Está criada a marca.

Voilá.

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Mas quando faz isso, você perde sua vantagem

Você pode até fazer isso. Essas, com certeza, são partes importantes do que compõe uma marca, mas se começar e parar por aí, vai deixar de aproveitar todos os benefícios que uma marcar bem criada podem dar ao seu negócio e corre o risco de criar uma empresa desalinhada, algo que pode ser uma força negativa dentro de sua empresa.

Segundo o Authentic Brand Index, “numa época de escolhas abundantes, consumidores são puxados para marcas com uma história original, uma identidade engajadora e um compromisso sincero em entregar uma promessa. A autenticidade ajuda a alimentar o sucesso nos mercados cansados de hoje, já que consumidores buscam por maior significado e sinceridade das marcas que escolhem – alimentados por um desejo de conectar com coisas que sintam como seguras, certas e sem ambiguidade”.

Então se essa é uma tendência, porque não utilizá-la a seu favor?

Precisamos entender o que é uma marca

citação-marca-blog

Sim, a marca é tudo.

Então, se eu vejo uma marca que diz que ‘o cliente vem em primeiro lugar’ e quando entro em contato com seu Serviço de Atendimento ao Cliente sou atendida de forma ríspida e mau educada, a percepção daquela marca é destruída pra mim.

Se vejo outra marca dizendo que ela se importa com o meio ambiente e com a sustentabilidade e descubro que suas plantações são em cima de florestas desmatadas, a percepção daquela marca é destruída pra mim.

E se começo a trabalhar em uma empresa que preza pela inovação, pela descontração e pelo bom humor em seus produtos, mas meu chefe é insuportável, trata mal toda a equipe e não existe abertura para apresentar novas ideias. Então a percepção daquela marca é destruída pra mim.

Talvez você até já tenha lido o post que eu fiz listando os 32 erros que irão destruir a experiência da sua marca.

E estou certa de que você já vivenciou alguma dessas situações e vemos exemplos delas todos os dias nas redes sociais. Mas vemos exemplos também de trabalho bem feito. De grandes marcas, de gente comum falando de produtos que usou, simplesmente porque teve uma grande experiência ao interagir com uma empresa.

E é essa a opção que você deve escolher. A de construir uma grande experiência.

As 3 coisas mais importantes que você precisa saber sobre uma marca forte

 

centro da marca

Uma marca bem construída é a intersecção de três partes. O centro dessa criação é a intersecção bem feita das três partes fundamentais que compõe qualquer negócio.

A primeira parte é o segmento de mercado, a audiência, o grupo de clientes que a empresa atende. A segunda parte são os produtos e serviços que a empresa oferece para esse segmento de mercado. E finalmente a terceira parte é a própria organização em si, sua missão, seus valores e seu propósito.

Quando existe coerência entre essas três esferas, quando elas são bem construídas, é justamente o ponto onde as três se interseccionam que representa com mais força essa marca.

Descubra as 3 coisas mais importantes que você precisa saber sobre uma #marcaforte: http://bit.ly/3-coisas-marca-forte @gibaccarin

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Como essas partes são construídas

Seu segmento de clientes é formado pela parte do mercado atendida por sua organização.

É preciso entender quem são essas pessoas:

  • Porque elas compram os seus produtos e não os de outras empresas?
  • Quais são suas esperanças, seus medos, seus sonhos, suas crenças?
  • O que traz felicidade a essas pessoas e realiza seus desejos?
  • Que problemas querem resolver?

Quanto mais profundamente você entende o seu cliente e se conecta com ele, mais fácil é alinhar a voz da sua marca às suas necessidades.

Produtos e Serviços

Seus produtos e serviços são o que você oferece ao mercado. É preciso entender:

  • Como o seu produto resolve os problemas de seu cliente
  • Como ele se diferencia dos competidores
  • Que valor ele oferece ao mercado

Quanto melhor for o seu entendimento da relação que seu produto tem com essas outras esferas, melhor será seu trabalho de marca.

A Organização

Sua organização é a soma de algumas partes:

  • Porque sua empresa existe?
  • Qual é a missão e a visão da empresa?
  • Quais são os seus valores fundamentais?
  • O que a empresa deseja cultivar?
  • O que ela não tolera de maneira nenhuma?
  • Como é sua forma de fazer as coisas?

É preciso ter clareza nas respostas a essas perguntas. E é importante fazer isso de verdade, de forma honesta.

Aquela ideia de contratar consultores que dizem para você depois de alguns dias qual é a missão de sua empresa para que isso seja colocado em um belo pôster na porta de entrada não funciona. Este processo pode até contar com ajuda externa, mas o conteúdo tem de vir de dentro para fora.

O centro da marca

atendimento

É justamente onde essas três esferas se cruzam que está o centro de sua marca. E é apenas tendo clareza dessas 3 partes fundamentais que você conseguirá construir uma marca que tenha consistência e autenticidade.

A consistência será percebida por seu cliente quando ele entrar em contato com sua marca de diversas formas e encontrar a mesma experiência. Do logotipo, ao clima do atendimento, ao design do produto, às ofertas que a empresa tem, ao processo de compra e até, caso aconteça, o processo de reclamação e devolução de algo.

A autenticidade será experimentada por ele quando, ao ter qualquer interação com sua empresa, ele puder notar que você realmente é aquilo que diz ser. Porque não basta ser único, é preciso ser algo de verdade.

beijo grande

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imagens: Mosaico de marcas do artista Charis Tsevis, soulbusiness, banco de imagens freepick e People photograph designed by Pressfoto – Freepik.com

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