O método do customer development trata do grande problema de ao criarmos um novo negócio, saber se iremos ou não conseguir clientes o suficiente para que ele realmente dê certo. Saber se, por algum motivo, estamos entrando em um mercado desconhecido ou lançando um produto completamente novo isso é ainda mais incerto.
Foi pensando nisso que Steve Blank desenvolveu o método de Desenvolvimento do Cliente. Ao perceber o número enorme de empresas que fracassavam ao lançar um novo produto, justamente porque acabam lançando algo que o mercado, no fim das contas, não queria, ele virou os processos de cabeça para baixo. A ideia é: você não deve começar com o produto, mas sim com o cliente.
É daí que surge o nome de seu método. Desenvolvimento do Cliente (Customer Development) é o oposto de Desenvolvimento do Produto, que é quando a empresa foca totalmente em criar aquilo que acha que vai dar certo e só apresenta o produto aos clientes quando ele está finalizado.
Steve Blank percebeu que empresas de inovação (startups) de sucesso faziam o inverso. Elas começavam olhando para o cliente, buscando o que ele queria, para depois desenvolver o produto, de forma incremental (por camadas), corrigindo possíveis más escolhas no caminho.
E a aula rápida de hoje fala exatamente sobre esse método. Nela eu explico:
- O que é o método do Desenvolvimento do Cliente ou Customer Development
- Como ele funciona e quais são as suas etapas
- Como ele pode servir para guiar as ações de micro e pequenos empreendedores
Assista ao vídeo sobre Customer Development:
No vídeo eu cito a aula rápida sobre a Curva da Difusão da Inovação.
Para assistir clique aqui.
No vídeo eu cito a aula rápida “Estratégia: Cruzando o Abismo”.
Para assistir clique aqui.
Cito também o vídeo anterior: O que é uma Startup?”
Para assistir clique aqui.
E ainda também o vídeo anterior: O que é metodologia Lean Startup?
Para assistir clique aqui.
Espero muito que esse conteúdo seja útil pra você.
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Muito boa explicação.
Parabéns!!!
obrigada Nivaldo!! 🙂