O que é Análise PEST ou PESTE?

PEST é um acrônimo das palavras Política, Econômica, Social e Tecnológica. Desta forma, análise PEST é aquela que levanta os aspectos relevantes destes quatro ambientes para auxiliar o planejamento estratégico de uma empresa. Uma variação desta análise é a PESTE, que acrescenta a letra E de Environment ou Meio-Ambiente e é uma ampliação da PEST.

O objetivo desta análise é verificar a quantas anda o macro ambiente no qual a empresa se insere, e possivelmente também quais são as tendências desse ambiente para o futuro, de forma a se preparar ou se antecipar a ele (ao final do post, baixe a ficha para fazer sua análise).

“Se conhecemos o inimigo e a nós mesmos, não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas.”
– Sun Tzu

Como fazer uma análise PEST ou PESTE?

A primeira coisa que é preciso definir ao se fazer uma análise de ambiente é delimitar qual é o escopo do ambiente a ser analisado. Para isso é preciso olhar para o próprio negócio, entender sua missão e seus objetivos e qual é o lugar no mercado e na economia que ele ocupa. A análise deve ser feita sempre utilizando esses filtros. Só assim ela poderá ser efetiva e trazer resultados que façam sentido para o negócio.

Aqui entram perguntas como:

  • Qual a missão e os valores da minha empresa? (Uma empresa que preza pelo meio-ambiente terá de entender quais as implicações disso, uma empresa que preza pelo cliente acima de tudo precisa entender as regulamentações na área, uma empresa que vende para um segmento demográfico específico precisa saber quais as tendências dele para o futuro, e assim por diante)
  • Quais são os objetivos da minha empresa? (Quero vender localmente ou busco o mercado internacional? O crescimento da economia atual permite que meus objetivos de aumente de vendas sejam realistas? A tecnologia irá acompanhar o meu ritmo de lançamento de novos produtos? E assim por diante…)
  • Qual é o ambiente externo mais direto que impacta minha empresa?
  • Que fatores do ambiente global devo focalizar?

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análise pest ou peste gráfico

A análise PEST ou PESTE em si

Depois de delimitar o escopo, precisamos olhar para os ambientes da análise em si. E levantar os dados relevantes para cada um deles em cima da delimitação que criamos.

Fatores Políticos (Político-Legais)

  • Quais são as regulamentações do meu mercado?
  • Existem agências reguladoras para meu segmento?
  • Qual é a política de impostos?
  • Qual a regulamentação em relação à competição?
  • Quais são as regulamentações e restrições para o mercado internacional?
  • Existe alguma política de subsídios?
  • Qual a infraestrutura?
  • Como é a estabilidade política do país ou países?
  • Como é a organização e atitude do governo?
  • Como são as leis trabalhistas?
  • Quais são as regulamentações de segurança?
  • Como são as leis de proteção ao consumidor?
  • Como são as leis que regem relações contratuais?

Fatores Econômicos (Econômico-Demográficos)

  • Qual a taxa de crescimento econômico?
  • Quais são as políticas monetárias e taxas de juros?
  • Qual a disponibilidade de capital?
  • Como são as oportunidades de investimento?
  • A quantas andam os gastos do governo?
  • Qual a política de desemprego? E qual o nível de desemprego?
  • A quantas anda as taxas de câmbio?
  • A quantas anda a confiança do consumidor?
  • E a confiança no mercado?
  • Qual a taxa de inflação?
  • Qual o poder de compra do consumidor?
  • Qual o tamanho do mercado consumidor?

Fatores Sociais

  • Qual a distribuição de renda?
  • Qual a taxa de crescimento da população?
  • Qual a taxa de envelhecimento da população?
  • Como é a distribuição e densidade populacional?
  • Qual o IDH?
  • Qual é o nível de mobilidade social e no mercado de trabalho?
  • Quais as mudanças no estilo de vida?
  • Como é o espírito empreendedor da população?
  • Qual a atitude da população em relação ao trabalho, carreira, lazer?
  • Como é o sistema educacional?
  • Quais são as modas e tendências?
  • Como está a consciência e sentimentos em relação à saúde, à segurança e ao bem estar social?
  • Quais são as condições de vida?
  • Quais são os valores e hábitos de consumo?
  • Quais são os eventos e ocasiões importantes?
  • Como são as relações familiares?

Fatores Tecnológicos

  • Como é o investimento do governo em pesquisa?
  • Qual o foco da indústria no esforço tecnológico?
  • Como são os novos inventos e desenvolvimentos? A quantas anda a inovação?
  • Como é a aceitação de mercado em relação a novas tecnologias?
  • Qual a taxa de transferência de tecnologia?
  • Qual o ciclo e velocidade da obsolescência tecnológica?
  • Quais os usos e custos de energia?
  • Quais as mudanças na tecnologia da informação?
  • Quais as mudanças na internet?
  • Quais as mudanças na tecnologia móvel?
  • Quais as mudanças nas formas de comunicação?

Fatores Ambientais

  • Quais as regulamentações e proteções em relação ao meio-ambiente?
  • Quais são as tendências dos consumidores neste sentido?
  • Que fatores ambientais impactam o mercado?
“Uma era de turbulência é também uma era de grandes oportunidades para aqueles que compreenderem, aceitarem e explorarem as novas realidades. Os tomadores de decisões devem e enfrentar face-a-face a realidade e resistirem àquilo que todos nós já conhecemos, a tentação das certezas do passado – certezas que estão prestes a se tomar as superstições do futuro.”
– Peter Drucker

Se quiser ver alguns exemplos de análises PEST, indico os links abaixo:

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Aprofundando a análise

Depois de fazermos o levantamento dos fatores de nossa análise PEST ou PESTE, podemos aprofundar o entendimento destes fatores usando este conhecimento de duas formas:

  • Alimentando a nossa Análise SWOT, ou seja, percebendo que fatores neste ambiente externo funcionam como oportunidades ou ameaças para o nosso negócio e priorizando os itens para os quais precisamos agir de alguma forma.
  • Alimentando a nossa Análise das 5 Forças de Porter, ou seja, percebendo que fatores do ambiente influenciam as forças da concorrência em nosso mercado, a fim de nos posicionarmos em relação a elas.
“Saber quais são as megatendências e acompanha-las de perto é hoje um requisito essencial a todos aqueles que buscam excelência de resultados e não somente sobrevivência.”
– John Naisbitt

Agora me conta, você já analisou o seu mercado a partir dessa perspectiva? Esse conceito trouxe algo de novo para você e o seu negócio? Achou o conteúdo útil?

Conta isso pra mim aí em baixo nos comentários.

beijo grande e sucesso no seu empreendimento.

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