O que uma experiência em um bar que ‘não vende caixas de fósforos’ pode ensinar sobre a importância de atender bem seu nicho de mercado enquanto uma comunidade cheia de valores particulares? E porque, além de conhecer bem o seu cliente, é preciso saber também quem NÃO é seu cliente.

Assista ao Vídeo ou Leia o Post…

Nichos de Mercado

Eu queria contar uma pequena história para você. Há alguns anos, eu estava viajando com o meu marido em uma cidade do interior de um outro estado, onde nós estávamos visitando a nossa família. E era uma daquelas cidades onde aos sábados nada fica aberto. Nenhuma quitanda. Nenhum supermercado. E ele precisava comprar uma caixa de fósforos. Então a gente encontrou um barzinho perto da casa dos meus primos e fomos lá para comprar essa caixa de fósforos.

Meu marido entrou no bar e conta que o caminho entre a porta da entrada e o balcão foi uma das maiores distâncias que ele já percorreu na vida dele. Foi como se fosse um filme daqueles de faroeste em que a música para e tudo fica em câmera lenta. Ele foi andando até o balcão e o lugar estava cheio de gente jogando baralho em todas as mesas. Todo mundo vestido com roupas típicas daquele lugar e todo mundo virou para olhar para ele entrando. E ele foi andando, foi andando, foi andando devagar até o balcão. E a hora em que ele chegou lá, bem relutante, o dono do bar que estava ali atrás, veio atender. Ele pediu: por favor, uma caixa de fósforos. E o cara virou para ele e falou: aqui não vendemos fósforos. E ele percebeu a tensão que existia no lugar, a resposta, e virou e rapidinho foi embora. No caminho de volta para sair do lugar, ele olhou na entrada do bar e viu uma bandeira bem grande.

E o quê que acontece?

nichos de mercado citação

Bem, nesse dia meu marido estava usando a camisa oficial do time para o qual ele torce. E a bandeira que estava na saída do bar, era a bandeira oficial de um outro time. Um time tradicionalmente inimigo daquele para o qual ele torce. Então é por isso que houve toda aquela tensão. É por isso que não se vendia fósforos naquele bar.

[cp_info_bar display="inline" id="cp_id_45e33"][/cp_info_bar]

E por que eu estou te contando isso?

 

nichos de mercado citação

Sabe, uma tendência muito grande de consumo e de mercado hoje em dia é a gente criar marcas e empresas voltadas para nichos de mercado bastante específicos. A gente começa a ver empresas que trabalham com pessoas que correm, com pessoas que não comem glúten, com pessoas que têm alguma necessidade diferenciada. E quando a gente escolhe um nicho de mercado para trabalhar é importante que, além de saber quem é o nosso público, que a gente saiba também, quem não é o nosso público. Porque quando a gente entra em um nicho, a gente está trabalhando também como uma comunidade, com um senso de comunidade, com um conjunto de valores compartilhados com aquelas pessoas. Então, é importante que a gente saiba também quem a gente não serve.

O que a experiência no bar da torcida rival pode ensinar sobre a importância de atender bem seu nicho: http://bit.ly/2b8u6AG @gibaccarin

tweeta lá

Venda fósforos

É claro que você não precisa deixar de vender a caixa de fósforos para quem não é do seu nicho. É claro que você pode atender todos os clientes. A história do bar está falando de algo bastante específico, que tem a ver com futebol. E a gente sabe que existem uma rixa um pouco maior nessa área. Mas é importante que a gente crie um ambiente favorável para aquela nossa tribo. Que ela se sinta acolhida, que ela se sinta reconhecida e que ela sinta que a nossa empresa é uma extensão da vida dela. Uma extensão da história dela, da sua casa.

Ou não…

nichos de mercado citação

Então, isso é muito importante e é o que aquele dono daquele bar sabia muito bem e estava praticando. Se ele começasse a deixar entrar torcedores de todos os times numa tarde de sábado, perderia aquele público cativo, que estava ali sempre com ele, aquele público que se sentia em casa. Então, era essa a história que eu queria te contar e esse é o recado que eu queria dar: saiba bem qual é o seu nicho de mercado e saiba bem também qual não é o seu nicho de mercado.

beijo grande

assinatura-gi-baccarin-para-posts

imagens:  banco de imagens e cena do filme De Volta para o Futuro
[cp_info_bar display="inline" id="cp_id_45e33"][/cp_info_bar]

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu email não será publicado

Posts Relacionados

4 Comments

  1. Maristela 06/05/2019 at 22:01 - Reply

    você não especificou o seu nicho!
    Qual é o seu nicho?

    • Gi Baccarin 07/05/2019 at 12:22 - Reply

      oi Maristela… meu nicho são os micro e pequenos empreendedores autênticos. E o seu? 🙂

  2. Patricia 18/10/2020 at 14:35 - Reply

    Muito bom seu conteúdo! Parabéns pelo seu site! Obrigada por compartilhar!

    • Giovanna Baccarin 18/10/2020 at 16:38 - Reply

      Obrigada Patrícia! 🙂

Leave A Comment