As cinco forças de Porter é um modelo de análise estratégica de negócios que busca verificar o nível de atratividade que um segmento de mercado tem para as empresas que desejam entrar nele, ao mesmo tempo em que mostra o nível de competitividade que as empresas que já estão nele enfrentam.

Esse modelo foi criado em 1979 pelo professor Michael Porter da Universidade de Harvard e é bastante usado até os dias de hoje.

Como falei no post sobre Análise de Concorrência, nenhuma empresa é uma ilha e muitas das decisões que tomamos estão baseadas em como garantir nosso lugar de destaque dentro de determinado mercado. Sendo assim, essa análise é bem interessante e nos dá uma série de informações bastante valiosas que ajudam a decidir como planejar estrategicamente os rumos de um negócio.

O que é o modelo das 5 forças de Porter?

O modelo de Porter define 5 forças complementares que existem em qualquer mercado. Elas são:

  • A ameaça de novos entrantes
  • A ameaça de produtos substitutos
  • O poder de barganha dos fornecedores
  • O poder de barganha dos compradores
  • A rivalidade entre os concorrentes

Ameaça dos novos entrantes

Dentro das 5 forças de Porter, a ameaça de entrada está ligada ao quão fácil ou quão difícil é para uma nova concorrente entrar no seu mercado. Quanto mais empresas em um mesmo mercado, maior a concorrência, logo o objetivo dessa análise serve tanto para verificar a dificuldade de começar um novo negócio em certos mercados quanto para checar como podemos criar barreiras para impedir novos entrantes em um mercado no qual já atuamos.

Entrar em um mercado é MAIS DIFÍCIL quando:

  • O novo negócio enfrenta altos custos irrecuperáveis – Um exemplo que facilita o entendimento é o de um parque de diversões. Qual a possibilidade de você encontrar rapidamente um comprador para aquela montanha russa, caso o negócio não dê certo?;
  • Os negócios que já existem têm grandes vantagens competitivas – Essas vantagens podem ser coisas como patentes, licenças especiais, marcas pioneiras, marcas fortes, economias de larga escala, curvas de aprendizado íngremes, contratos de exclusividade, dificuldade de acesso aos canais de distribuição, tecnologias exclusivas, etc;
  • Os novos negócios encontram retaliação daquelas que já existem – Não é incomum empresas usarem estratégias para tentar retirar do mercado novos competidores através de táticas agressivas. A probabilidade desse tipo de comportamento aumenta quando as empresas existentes possuem excesso de capacidade, economias de escala ou outras vantagens de custos, altos custos de saída (aqueles que são necessários para fechar um negócio, como por exemplo quebra de contratos ou capitais irrecuperáveis) e comportamento agressivo.

Da mesma forma, quando já estamos em um mercado, trabalhar alguns destes itens a nosso favor, pode garantir um menor número de competidores surgindo no horizonte.

Ameaça de produtos substitutos

Produtos substitutos não são apenas aqueles iguais ao seu. Nem aqueles quase iguais, mas com alguns diferenciais. Não. Produtos substitutos são aqueles que conseguem resolver um mesmo problema para o cliente. A pegadinha aqui é a de que o cinema pode ser substituto ao barzinho no sábado à noite. A padaria pode ser substituta a rotisseria. A massagista pode ser substituta ao terapeuta. E por aí vai.

Produtos substitutos são ameaças MENORES quando:

  • O cliente não tolera uma alta elasticidade de preços – ou seja, ele apenas substitui produtos quando estão dentro de uma margem pequena de alteração de preço. Quando a elasticidade é baixa, a manteiga pode não ser um bom substituto para a margarina, pois o cliente não está disposto a pagar mais;
  • O custo da substituição de um produto por outro é alto – como é o caso de contratos de fidelidade, taxas de matrículas e afins, nestas situações, a chance do cliente mudar é menor.

Poder de barganha dos fornecedores

Um dos grandes riscos que um negócio pode ter é o de estar nas mãos de seus fornecedores. Quando uma empresa não tem muitas opções, tem de aceitar preços abusivos, prazos ruins e qualidade duvidosa. Desta forma é importante entender de onde vem o poder de barganha dos fornecedores e se preparar criando opções e alternativas para o seu negócio.

O pode de barganha dos fornecedores é MENOR quando:

  • Não existe monopólio, ou seja, fornecedores estão concentrados no mercado e não solitários;
  • Os compradores têm muitas alternativas – existem produtos substitutos e os custos de troca de fornecedores são baixos;
  • Os fornecedores não diferenciam os compradores – ou seja, a estrutura de preços é sempre igual e bem conhecida

São estes os cenários que você deve buscar. Caso o contrário aconteça, e seu fornecedor tenha o monopólio do mercado, não existam muitas opções ao produto dele e você não conheça muito bem a estrutura de preço que ele pratica, seu nível de risco em relação a essa força de mercado está bastante alto e é preciso buscar alternativas.

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É super rapidinho. São apenas dois cliques e você pode ajudar alguém.

Poder de barganha dos compradores

O aumento poder de barganha dos compradores é o assunto da moda da última década. A internet é um dos grandes responsáveis por isso, e o avanço da tecnologia só vai aumentando ainda mais esse fenômeno.

O poder dos compradores é MAIOR quando:

  • Os clientes estão concentrados – ou seja quando existem poucos clientes ou então um excesso de produtos. Nesses casos a briga dos negócios enquanto vendedores aumenta;
  • Quando os clientes têm muitas opções – produtos não possuem grandes níveis de diferenciação e o custo de substituição é baixo;
  • Os clientes não estão segmentados – ou seja, o preço é o mesmo e facilmente conhecido e é possível comprar em pacotes.

Desta forma diferenciar os produtos e segmentar seus clientes em cima disso (permitindo cobrar preços mais altos para segmentos especiais) pode ser uma forma de aumentar as margens de sua empresa.

Intensidade da Rivalidade

Quando um mercado possui muitos competidores a rivalidade entre eles é maior. Esse é o chamado oceano vermelho, que tem essa cor graças ao suposto sangue da briga entre concorrentes.

Mas existem alguns outros itens que AUMENTAM a rivalidade dentro de um mercado:

  • Baixo crescimento do mercado – ou seja, a possibilidades de crescimento e aumento do faturamento são baixas;
  • Existem poucas oportunidades de diferenciação;
  • Altos custos de saída;
  • Muito excesso de capacidade de produção;
  • É impossível haver qualquer coordenação entre os concorrentes para diminuir a competição;

Buscar alternativas que contraponham estes itens é uma ótima ideia. Altos níveis de rivalidade nunca são saudáveis para os negócios.

Existe vida além das 5 forças

Apesar da análise de 5 forças de Porter ser uma ótima ferramenta para entender em que pé está o mercado no qual você está ou deseja entrar, existem algumas ideias que precisam ser levadas em conta para ser um empreendedor consciente.

A primeira delas é o conceito de oceano azul, ou seja, a ideia de que você pode trabalhar não apenas em cima do objetivo de vencer a sua concorrência, mas talvez possa mirar o objetivo de tornar a sua concorrência irrelevante, saindo desse oceano vermelho e criando um com água azul limpinha, no qual sua empresa ou marca sejam únicas e a concorrência quase impossível. É fácil? Claro que não. Mas é um bom objetivo.

A outra questão é a da ética nos negócios. A ideia de vencer a competição gerou uma série de aberrações no mundo dos negócios. Táticas escusas, corrupção e coisas do gênero podem até gerar algum resultado no curso prazo mas não são boas para a existência de ninguém. Ter uma empresa é muito mais do que apenas gerar dinheiro. Tenha seus valores em mente quando for pensar em como lidar com a sua concorrência. Seus clientes, seus colaboradores, sua família e sua alma agradecem.

Olhar para o mundo a partir de uma noção de abundância, enxergando que existe espaço para todos e buscando nosso lugar ao sol de forma ética e autêntica, gera uma relação muito menos estressante em relação a nossa concorrência, abrindo portas para possíveis parcerias que acrescentem e multipliquem nossos negócios e nossos resultados.

Agora me conta, você já analisou o seu mercado a partir dessa perspectiva? Esse conceito trouxe algo de novo para você e o seu negócio? Achou o conteúdo útil?

Conta isso pra mim aí em baixo nos comentários.

 

beijo grande

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4 Comments

  1. Aldo Lourenco 08/03/2019 at 19:07 - Reply

    Ola’. De quando e’ este post?

  2. Erick Tomaz 20/10/2020 at 23:24 - Reply

    Muito bom o texto, obrigado por compartilhar!

    • Giovanna Baccarin 21/10/2020 at 11:37 - Reply

      🙂

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