O que é a análise SWOT

O acrônimo SWOT (que em português pode ser traduzido como FOFA) representa as palavras:

Strenghts = Forças
Weaknesses = Fraquezas
Opportunities = Oportunidades
Threaths = Ameaças

Essa análise é usada como parte de qualquer planejamento estratégico e permite verificar o ambiente no qual irá se trabalhar.

As forças e fraquezas se referem a questões internas e as oportunidades e ameaças àquelas externas à iniciativa.

A ideia é que sejam maximizadas as oportunidades e os pontos fortes e que se corrija o máximo possível os pontos fracos ao mesmo tempo em que se cria formas de lidar com as possíveis ameaças.

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É preciso fazer bem feito

Uma análise SWOT bem feita, deve ser clara e direta. É preciso evitar maquiar cenários ou minimizar seus impactos. O objetivo é preparar a organização para minimizar riscos e tirar proveito de potencialidades.

Desta forma, se existem várias pessoas ou sócios em uma empresa, é importante que todos contribuam com suas percepções. Quanto mais rica for essa análise, melhor.

Depois de levantar os dados é preciso criar uma hierarquia de importância entre eles, verificando quais tem os maiores impactos potenciais na iniciativa.

Esta reflexão está sendo interessante? Então compartilhe este post nas redes sociais para ajudar mais empreendedores a utilizarem a análise SWOT em suas empresas.

É super rapidinho. São apenas dois cliques e você pode acabar ajudando alguém.

Cenários

“A percepção é forte e a visão é fraca. Em estratégia, é importante ver o que está distante como se estivesse próximo e ter uma visão distanciada do que está próximo.”
- Miyamoto Musashi

A análise de ambiente gerada pela matriz SWOT fornece dados reais para a criação de possíveis cenários para qualquer projeto.

Para fazer isso, basta analisar o que aconteceria se um risco se tornasse um problema real. Como a empresa ficaria se isso acontecesse? E se uma oportunidade viesse a gerar bons resultados? Como a empresa se comportaria neste caso?

Além disso, esses dados também indicam fatores críticos para o sucesso de uma iniciativa. Podem apontar o chamados ‘pontos únicos de falhas’ (do inglês single point of failure) que são, no caso de empresas, pessoas, máquinas ou equipamentos tão fundamentais que caso venham a falhar, derrubam todo o sistema. Esse é o caso de empresas que dependem de seu dono para todas as tomadas de decisão. E se ele ficar doente? Essa é uma grande ameaça que precisa ser trabalhada.

Através da análise desses cenários e dos fatores críticos de sucesso é possível decidir que objetivos estratégicos traçar para a empresa.

Planejamento Estratégico

Essa é uma ótima ferramenta de análise que serve como base para fazer um planejamento que seja realmente estratégico, ou seja, que avalie os dados relevantes dos possíveis cenários, que saiba onde quer chegar e que em função de tudo isso desenhe estratégias para chegar lá.

É por isso que na matriz SWOT que uso aqui no SoulBusiness, eu fiz questão de incluir a missão, a visão e os valores da empresa. Para que não seja esquecido em nenhum momento que estes são o norte que direciona qualquer planejamento.

E se você quer saber melhor como fazer seu planejamento estratégico basta ler este post que fiz sobre o assunto.

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Recomendo muitíssimo a leitura do post sobre planejamento estratégico e desejo que você consiga atingir os objetivos de seu negócio como deseja.

Beijo grande

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One Comment

  1. EDILENE 27/04/2016 at 22:37 - Reply

    gostei das explicaçoes, mas preciso me aprofundar melhor, entender, pois tenho uma ideia e ainda nao sei ao certo como desenvolver. Vou o pdf. obrigada, Edilene

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