Você é maníaco por controle? Tem problemas em lidar bem com as mudanças imprevisíveis que surgem pelo caminho? Consegue se sentir bem com sua vida, mesmo que não esteja indo conforme havia planejado inicialmente?

Se as coisas alguma vez saíram dos planos ou se já foi pego de surpresa por mudanças inesperadas, esse post é para você.

Leia a transcrição do vídeo

Hoje eu gostaria de conversar com você sobre cerâmicas.

Como você sabe, no oriente existe uma tradição muito grande de cerâmicas. Existem aqueles pratos, aqueles vasos, aquelas peças milenares lindíssimas, todas decoradas. E tem uma história de que certa vez um imperador pegou uma peça dessas que estava quebrada e mandou para outro lugar para que fosse consertada. E ela voltou com uma colagem muito feia. Então os artesãos do próprio Imperador fizeram o conserto. Fizeram uma cola com uma mistura de laca e ouro e consertaram aquela cerâmica e deram para o Imperador. A peça ficou belíssima com aqueles veios de ouro e daí nasceu essa arte chamada de Kintsugi, que consiste na colagem das peças de cerâmica quebradas com essa mistura de ouro.

A impermanência

maruki

E essa cultura faz muito sentido no Japão, porque a impermanência das coisas, o fato de que na vida tudo se transforma o tempo todo, é algo muito forte naquela cultura, em função do budismo e de tudo mais. E essa arte do Kintsugi ressalta esse aspecto. O fato dela ter sido quebrada é algo que faz parte da sua história e os veios de ouro do conserto tornam aquela peça ainda mais bonita, como se fossem as cicatrizes dela que são enaltecidas para contar a história da peça. Então essa coisa da impermanência, ela é algo que existe na nossa vida e por isso eu te conto essa história.

[cp_info_bar display="inline" id="cp_id_45e33"][/cp_info_bar]

Planejamento

 

kintsugi

Porque no nosso negócio, assim como na vida em geral, nós fazemos planejamentos. Quando queremos que daqui um tempo a nossa história seja de uma outra forma, que a nossa vida esteja em outro lugar, a gente vê onde quer chegar e planeja o mais estrategicamente possível como chegar até lá. Mas como ‘A Arte da Guerra’ diz: nenhum plano sobrevive ao campo de batalha. Então a gente planeja para onde quer ir, mas muitas vezes, na maioria das vezes, a vida entra no caminho e a gente tem que mudar esses planos. E se ficarmos muito apegados a eles, e se quisermos controlar muito a situação, talvez a gente não tenha a fluidez necessária para acompanhar o fluxo das coisas e fazer as alterações que são necessárias para mudar o caminho, para que a gente continue chegando na mesma direção, mas talvez por uma outra estrada.

Entenda porque caminhos imperfeitos podem levar a belos destinos #suajornada: http://bit.ly/caminho-kintsugi @gibaccarin

tweeta lá

Belas cicatrizes

Então é por isso que eu te falo da arte do Kintsugi, onde um prato quebrado e as suas emendas feitas com ouro têm um resultado às vezes ainda mais belo do que a peça original.

Então eu espero que você consiga olhar para os seus planos dessa forma. Como algo impermanente, como algo que tem fluidez. E que se os seus planos quebrarem no meio do caminho, que você consiga fazer a sua mistura de laca e ouro e que consiga criar uma cerâmica muito mais bonita no final, ressaltando a história da sua vida, da sua jornada. E fazendo aquele destino final ainda mais bonito do que talvez o plano inicial que você tinha feito.

beijo grande

assinatura-gi-baccarin-para-posts

imagens: Escultura da artista Paige Bradley e banco de imagem.
[cp_info_bar display="inline" id="cp_id_45e33"][/cp_info_bar]

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu email não será publicado

Posts Relacionados

Leave A Comment