Quando falo em construir uma marca forte e autêntica muitos empreendedores acham que isso não é para eles. Então, neste post, vou te mostrar os 8 benefícios adicionais de cuidar de sua marca, mesmo que você seja um micro ou pequeno empreendedor.

Ou melhor… Ainda mais de você for um micro ou pequeno empreendedor!

Assista ao vídeo ou leia o post logo abaixo…

 

Diferenciação

Para construir uma marca forte, precisamos cuidar de nos destacar. E não e apenas na comunicação dessa marca, mas em sua raiz. Ou seja, para criar uma marca forte, devemos trabalhar os diferenciais competitivos da empresa para o mercado. Devemos saber qual é o valor único, qual o fator de diferenciação que ela entrega para o segmento de cliente que trabalha.

Notabilidade

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O benefício mais transparente de criar uma marca forte é a notabilidade que ela gera em um mercado competitivo, ou seja, uma marca forte é notável, é memorável. A marca é o primeiro ponto de contato do seu cliente com sua empresa e ela é quem posiciona você dentro de todas as opções do mercado concorrente.

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Fidelização

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Além disso, os próprios clientes se tornam mais leais à marca, já que ela é também um reflexo de seus próprios valores pessoais. A interação vai além da simples necessidade de um produto ou serviço, ela passa a dizer algo sobre o que aquele cliente é. Usar o produto daquela marca passa a ter significado, por isso, a escolha acontece em um nível que vai além do preço.

Resultado Financeiro

Justamente por isso, marcas bem posicionadas conseguem vender seus produtos sem competir no preço. O valor percebido do produto é superior e isso permite cobrar mais. Afinal, o cliente reconhece aquele diferencial e está disposto a pagar a diferença também no valor financeiro para ter acesso àquela qualidade que ele percebe.

Tweet: Descubra os 8 benefícios extras que marcas bem cuidadas possuem: http://bit.ly/8-benefícios @gibaccarin

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Vendas

Uma marca forte que seja diferenciada, notável e que tenha o engajamento e a fidelização de seus clientes, tem seu processo de venda facilitado e os resultados desses esforços são maiores. Afinal, toda essa construção, permite que você crie processos e funis de aquisição de clientes bem mais focados nas pessoas certas e essas pessoas são aquelas que realmente buscam o que você oferece.

Colaboradores

Quando o alinhamento da marca existe em toda a empresa, ela consegue colaboradores mais engajados, menor rotatividade e melhores resultados no trabalho. Afinal, se a marca for forte, quer dizer que a cultura interna da empresa pode e deve estar bem alinhada a ela. Dessa forma, a experiência da marca acontece com o mercado externo, mas também com o mercado interno, ou seja, os colaboradores. E se o processo seletivo for feito baseado nessas premissas, as chances de construir uma equipe que já chegue vestindo a camisa, é gigantesca.

Marketing

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Quando criamos uma marca bem desenhada com materiais que determinem os parâmetros que ela deve apresentar em todas as instâncias, ou seja, que falem qual sua personalidade, qual a sua voz, qual a sua história e qual o seu humor, já temos mais da metade do caminho percorrido na criação de coisas como:

  • Identidade Visual
  • Materiais Impressos
  • Embalagens de produtos
  • Webdesign
  • Marketing de conteúdo
  • Estratégias de pontos de venda
  • Eventos
  • Serviço de Atendimento ao Cliente
  • Marketing de Mecanismos de Busca
  • Treinamentos internos
  • Email Marketing
  • Newsletters
  • Recrutamento
  • Publicidade e Propaganda
  • E muito mais…

Valor de Mercado

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E se no final das contas, o criador da empresa resolver vendê-la, o valor de mercado de um negócio com uma marca forte é incomparável com o de empresas genéricas. Afinal, o valor de venda de uma empresa não é medido apenas pelos seus ativos como prédios, máquinas e linha de produtos, mas pela sua capacidade de gerar retornos financeiros e de ser reconhecida pelo mercado. E empresas com marcas fortes pontuam bem mais alto nesses quesitos.

Viu só? Como construir uma marca forte trás ótimos benefícios que podem ser grandes fatores de segurança mesmo para micro e pequenos empreendedores?

Então, mãos à obra. Trabalhe na construção da sua.

beijo grande

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